Mr Ynet

Mr Ynet

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Ações do Novembro Azul se estenderam pelas Unidades de Saúde da Família e Associações de Mairi

Apesar da campanha “Novembro Azul” ter sido encerrada, as ações voltadas para a prevenção do câncer de próstata e saúde do homem continuaram esta semana em Mairi.

Durante todo o mês de novembro a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu atividades educativas e ações voltadas para saúde do homem nas unidades de saúde e associações do município. Foram ofertadas consultas médicas, de enfermagem e consultas com urologista. Foram realizados 757 exames de PSA (exame preventivo realizado através da coleta de sangue).

A SMS também ouviu pacientes que lutaram contra o problema, como o caso de seu Edvaldo Barbosa, com o objetivo de incentivar outros homens a realizarem o exame de próstata.

Exames
Como parte da prevenção, além do exame de sangue e do exame clínico de toque retal, os homens precisam fazer ultrassom da próstata. Aqueles que possuem histórico familiar de câncer de próstata devem redobrar a atenção.

Homens a partir dos 40 anos de idade precisam ficar mais atentos aos sintomas mais ligados à doença como aumento da frequência da urina e dificuldade para urinar. De acordo com o Inca, Instituto Nacional do Câncer, esta doença é a segunda que mais mata no mundo.