Mr Ynet

Mr Ynet

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Quando e como devo chamar o SAMU 192?

SAMU significa “Serviço de Atendimento Móvel de Urgência”, estando claro que o objetivo do serviço é atender urgências. Assim, urgência médica é todo agravo à saúde que exija atendimento médico imediato, com risco iminente de morte ou doença grave.
Quando devo entrar em contato com o SAMU 192?

Segundo o Ministério da Saúde:

* Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
* Em casos de Intoxicação exógena;
* Em caso de queimaduras graves;
* Na ocorrência de maus tratos;
* Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
* Em casos de tentativas de suicídio;
* Em crises hipertensivas;
* Quando houver acidentes/trauma com vítimas;
* Em casos de afogamentos;
* Em casos de choque elétrico;
* Em acidentes com produtos perigosos;

O atendimento pré-hospitalar móvel existe para socorrer uma vítima e a conduzir rapidamente ao hospital, e para isso, as ambulâncias devem estar sempre prontas para o atendimento, coisa que não é possível se o serviço for utilizado indiscriminadamente, para fazer transportes de pessoas saudáveis ou que não se encontrem em urgência médica, conforme descrito acima. Para isso existe a figura do Médico Regulador, responsável por ouvir cada caso, julgar segundo sua competência técnica e experiência no serviço se é necessário ou não o envio de ambulância.

Assim, se uma pessoa apresenta gripe, diarreia, dor de cabeça, cólica menstrual, crise nervosa, embriaguez, ferimentos leves ou está em trabalho de parto normal, por exemplo, o serviço não deve ser acionado, para não impedir que pessoas que realmente necessitem de socorro imediato e transporte por ambulância sejam atendidas, por estarem as ambulâncias ocupadas com pacientes sem risco.

Da Redação do Blog Mairi News